Uso eficiente da frota para a redução de custos!

25/06/2019, atualizada em: 02/10/2019

Uso eficiente da frota para a redução de custos!

Uma boa logística exige que você saiba como ter uma frota em pleno funcionamento com os menores custos possíveis.

Na prática nós sabemos que nem tudo é tão fácil assim. Há diversos obstáculos que dificultam uma frota realmente eficiente, principalmente quando falamos de transporte de alimentos congelados.

Reduzir os custos da logística não pode em hipótese algumas ser reduzir a qualidade, a eficiência e agilidade da empresa. Por isso separamos neste artigo alguns pontos que você pode investir para ter uma redução de custos a longo prazo.

Tudo isso sem perder eficiência e sim tornando o transporte de alimentos mais ágil no dia a dia.

Lembre-se que tudo é questão de planejamento e adaptação para a realidade da sua empresa…

Aproveite tecnologias e sistemas de acompanhamento

Hoje há diversas tecnologias e sistemas que auxiliam no processo de logística. São sistemas feitos para esse acompanhamento. Neles é registrado quando entra mercadoria, quando sai, para onde vai, com qual motorista, qual caminhão…

Essas informações não são geradas apenas por gerar, você precisa aproveitar ao máximo elas e estar sempre acompanhando. Só estando bem a par que você poderá fazer o planejamento adequado.

Muitos recursos são desperdiçados apenas por não utilizarem as informações que estão disponíveis. Para uma logística eficiente isso não pode mais acontecer.

As rotas também fazem muita diferença...

Busque as melhores rotas com as entregas certas

Escolher as melhores rotas é otimizar tempo, combustível e consequentemente muito dinheiro.

Só que a questão das rotas não nos referimos apenas ao caminho mais rápido. É preciso pensar também nas estradas que tem menos buracos, onde tem menos sinaleiras, onde é mais seguro de passar.

São pequenos detalhes que além de otimizar tempo ainda farão com que você reduza os custos do transporte de alimentos.

Sua frota costuma quebrar muito?

Faça manutenção preventiva

Os frigoríficos, os caminhões, o próprio local do estoque, tudo precisa de uma manutenção preventiva. Trocar os pneus sempre, verificar se o motor está em perfeito funcionamento, se o frigorífico está dentro das regras…

Assim você não atrasará uma entrega pois o motorista teve que trocar o pneu no meio do caminho. Ou pelo caminhão não estar na temperatura certa e entrega for recusada.

Ter uma frota com uma manutenção preventiva significa menos problemas quando os produtos saem para a rua. Consequentemente mais tempo e recursos economizados.

Afinal sabemos que uma entrega atrasada é dinheiro desperdiçado, já que a grande maioria dos mercados não aceita entregas depois do horário determinado. Então haverá o gasto de transportar os alimentos de volta para a sede, estocar novamente e entregar no outro dia.

Seus funcionário realmente sabem o que fazer?

Treine bem os seus funcionários

Alimentos são produtos extremamente delicados de se transportar, principalmente alimentos congelados. Qualquer falha na higiene, transporte ou estocagem poderá fazer um lote inteiro ser perdido. Com um prejuízo bem grande para a marca.

Você pode evitar isso com funcionários bem treinados, sem dúvidas e com total cuidado no manuseio, transporte e estoque de alimentos.

Com isso além de evitar os problemas mais graves que podem fazer você perder o lote, você ainda evita as pequenas falhas que atrasam no dia a dia. Até os condutores podem receber treinamento, deixando o transporte ainda mais seguro e rápido.

Conclusão

A redução de custos depende muito de uma frota eficiente, mas também depende de cada funcionário da empresa. O bom planejamento das rotas, o uso das tecnologias, o manuseio dos alimentos congelados, a manutenção preventiva… Tudo afetará no seu resultado final.

Talvez de início sejam necessários alguns investimentos com a manutenção, treinamentos ou sistemas de logística. Só que o retorno a longo prazo será muito maior.

Subir