Tecnologia e controle de estoque: como potencializar seu negócio

01/07/2019, atualizada em: 09/10/2019

Tecnologia e controle de estoque: como potencializar seu negócio

Uma gestão eficiente do seu estoque fará você reduzir custos e ainda otimizar seu sistema de logística. Consequentemente irá potencializar o seu negócio de maneira considerável.

Para isso se tornar realidade na sua empresa a tecnologia é a sua principal aliada. Você precisa investir nas opções certas e tornar o processo mais prático possível para os seus funcionários.

Veja neste artigo alguns pontos sobre como o uso da tecnologia no controle de estoque irá transformar o seu negócio...

Processo muito mais ágil

Quanto tempo ao longo do dia os seus funcionários perdem tentando localizar a mercadoria? Nós sabemos que os galpões são enormes e encontrar as mercadorias sem uma organização pode levar uns bons minutos.

Com um bom sistema de controle de estoques isso deixa de ser um problema. Não precisa perder tempo sem saber onde está, quais são os lotes, data de transporte nem nada disso. Você terá tudo isso no seu sistema de logística e controle de estoque!

Assim os produtos estarão no lugar certo na hora certa. Não haverá desperdício de tempo e seus funcionários conseguirão ser muito mais ágeis...

Ajuda a diminuir os erros

Processos que envolvem planilhas e diversos papéis separados podem acabar prejudicando o dia a dia. Sabemos que os CTEs e Manifestos de Transporte são necessários, colocar ainda mais burocracia no meio abre muita abertura para erros no seu processo de logística.

É necessário uma tecnologia de controle de estoque que simplifique tudo isso, que gere uma integração dos dados. Assim todos terão as informações certas, como menos chances de erros.

Afinal uma carga ou sua documentação de um lado para o outro, não trás benefício nenhum ao seu negócio...

Controle Simultâneo

A tecnologia lhe dá todo o controle de estoque na palma da sua mão ou na tela do seu computador. O que está chegando, o que está parado, o que sairá logo e o que está saindo agora mesmo.

De acordo com a organização da sua empresa ainda é possível acrescentar outras partes do processo. Como por exemplo a conferência, a cola das etiquetas, a passagem da documentação pela expedição ou mesmo pelo setor comercial.

O controle simultâneo do seu estoque gera uma empresa integrada, onde todos os funcionários tem as informações certas para seguirem trabalhando.

E esse controle de estoque aliado com a tecnologia serve para muito além da integração...

Fornece dados úteis

A tecnologia lhe ajuda a ter mais segurança e organização. Você tem registrado todas as passagens da mercadoria pelo controle de estoque. É criado um histórico que previne qualquer problema que venha acontecer com a mercadoria.

Fica tudo ali registrado, inclusive os usuários, colaboradores que foram responsáveis por cada uma das etapas.

Além de darem mais segurança aos processos, uma tecnologia adequada ainda contribui muito para o planejamento e a tomada de decisão dos gestores.

Com as informações em mãos é possível saber onde está o problema, o que está dando certo, o que pode melhorar e como tornar o processo ainda melhor para o seu cliente. Também poderá lhe fornecer dados sobre o que costuma acontecer em geral na estocagem e o que acontece com mais frequência com alguns clientes. Assim é possível personalizar a logística daquela mercadoria em especial.

A tecnologia pode ajudar você a transformar os processos, adaptar as etapas para a realidade da sua empresa, otimizado o que for possível.

Conclusão

Como você viu ao longo do artigo, a tecnologia pode fazer total diferença no seu controle de estoque. Só que é claro que isso exigirá um bom planejamento de acordo com as necessidades da sua empresa e também um bom investimento financeiro.

Ainda é preciso treinar bem os funcionários, para que todos ponham tudo o que mostramos em prática e ajudem a potencializar o seu negócio!

Subir