Logística de alimentos: 4 principais problemas que você precisa saber!

16/10/2019

Logística de alimentos: 4 principais problemas que você precisa saber!

Planejar e colocar em ação uma logística eficiente e com um orçamento acessível não é fácil. Tanto o transporte quanto a estocagem de alimentos, principalmente os congelados, exigem muitos pontos de análise e decisão.

É preciso conhecer bem os pontos de vulnerabilidade para então criar soluções que mantenham a qualidade dos alimentos, sem prejudicar o seu negócio.

A logística de alimentos envolve três objetivos cruciais: entregar no prazo estabelecido com seus clientes, garantir a qualidade e o perfeito estado de conservação e não deixar os preços lá em cima no processo todo.

1- Demanda por rastreabilidade dos lotes

Atualmente é obrigatório por lei ter algum meio de rastrear cada lote de produção, os alimentos congelados estão inclusos nisso. Assim caso haja algum problema que possa prejudicar os clientes é possível retirar o produto do mercado.

É um meio de garantir a tranquilidade de todos os consumidores do alimento.

Só que o motivo dessa retirada do mercado pode variar de algo que realmente prejudique o usuário como uma contaminação ou apenas um erro na embalagem. Não importa qual for o erro, a empresa perderá milhões.

Por isso a demanda por rastreabilidade dos lotes de alimentos aumentou muito, tornando os custos de produção ainda mais altos. É uma tecnologia extremamente necessária e que precisa ser aplicada com todo o cuidado.

A melhor maneira de evitar esse prejuízo todo é tendo muita atenção em cada fase da logística...

2- Muita regulamentação

As leis e regulamentações servem para que as pessoas não consumam alimentos inadequados, com qualquer problema que possa fazer mal a sua saúde. Só que em muitos casos a quantia de regulamentações existentes acaba burocratizando muito mais do que garantindo a segurança do consumidor.

Para conseguir superar esse problema é preciso ter uma estratégia de logística bem pensada. Uma que já inclua todos os pontos de regulamentação do transporte de alimentos congelados e também do estoque.

3- Manipulação dos produtos

Qualquer contaminação em um alimento poderá significar na retirada de todo um lote de alimentos do mercado. Como consequência todo aquele prejuízo que já comentamos por aqui.

Para evitar isso o desafio da logística é manter os alimentos congelados em espaços limpos, sem manipulados com muito cuidado. Sempre dentro das regras de transporte de alimentos congelados.

Para o estoque de alimentos não deve ser diferente, sempre em espaços limpos, com a temperatura adequada e todos os processos de higiene necessários. Mesmo que essa atenção signifique em gastos extras para a empresa.

4- Transporte adequado

Frutas congeladasFrutas congeladas

Na logística de alimentos outro dos pontos essenciais para o sucesso é o transporte adequado. Uma má decisão nesse quesito poderá gerar grande problemas e também prejuízos financeiros.

Na hora de pensar no transporte é preciso escolher um meio limpo, com a refrigeração adequada e que esteja dentro de todos os parâmetros cobrados no Brasil.

Além disso é preciso saber que o transporte não deve ser igual para todos os tipos de alimentos, cada produto é único e sua logística precisa ser pensada dessa forma.

Afinal você não irá transportar alimentos congelados da mesma maneira que os chocolates ou mesmo que produtos de limpeza.

Outra problema no transporte de alimentos congelados é o excesso ou pouca carga. O excesso de carga poderá comprometer a qualidade do produto e talvez nem mesmo ser aceito pelos clientes.

Um transporte com pouca carga pode exigir uma parada em outra instalação para colocar outros produtos para a entrega. O que aumenta muito as chances da carga ser extraviada, um furo na embalagem já considera um produto estragado, inadequado para a venda.

Quanto mais você precisar carregar, descarregar e transportar um produto, mais as chances de sua logística falhar.

E você, como costuma superar esses problemas em sua estratégia de logística de alimentos?

Subir